AMG Project One é o nome do projeto do hipercarro que o patrão da Mercedes Benz confirmou e que, nas suas palavras, utilizará tecnologia oriunda diretamente da F1 e será único nas estradas mundiais.
“O nosso primeiro objetivo com o AMG Project One é construir o primeiro carro homologado para andar na estrada equipado com um motor de F1. O segundo objetivo é que este carro seja entendido como o mais poderoso carro desportivo. E temos algumas indicações que tudo isso será possível” defendeu o CEO da Mercedes.
Não se sabe se o AMG Project One terá um motor diferente do Mercedes F1, a única certeza é que a unidade de potência será produzida na Mercedes AMG High Performance Powertrains, localizada em Brixworth, berço dos motores de F1, mas a base será o motor actualmente usado na F1 o V6 Turbo 1.5L 15.000RPM com cerca de 1000cv.
A Mercedes revelou um pouco do carro com uma imagem acompanhada pela frase “Criando a referência em prazer de condução”, sugerindo assim que o novo modelo estará focado no prazer de condução ao invés de tentar ser o mais veloz em circuito. O que é capaz de também ser possível, pois com tamanha potência passada às quatro rodas, o AMG Project One não será, naturalmente, lento.
A primeira foto oficial mostra uma larga entrada de ar no tejadilho e saídas de ventilação na traseira, confirmando-se que será um carro com motor central traseiro. O resto e típico de super desportivos como no tempo do Maserati MC12 ou o Porsche 911 GT1 ou ainda o Ferrari F50.
O preço sugerido de 2 milhões de euros não será problema, mas sim o facto da Mercedes não querer fazer mais de 300 unidades. O AMG Project One carro final será revelado no Salão de Frankfurt em setembro, mas escusa de ir a correr com o livro de cheques na mão, pois a produção nessa altura já estará toda vendida.
O Mercedes Project One será o grande rival do Aston Martin AM-RB 001, modelo limitado a 150 unidades e que tal como o Mercedes, usa um chassis feito em carbono com uma monocoque ao estilo da F1 e tecnologia derivada do pináculo da competição automóvel. Os primeiros carros serão entregues em 2018.
Fonte: automonitor.pt