A transição para carros elétricos (EVs) tem sido encorajada globalmente como uma solução para reduzir as emissões de dióxido de carbono e mitigar as mudanças climáticas. Entretanto, existe um debate em curso sobre se os EVs são realmente menos poluentes do que os carros movidos a combustíveis fósseis.
É indiscutível que os veículos a combustível fóssil produzem mais emissões diretas de gases de efeito estufa (GEE) do que os EVs. A queima de gasolina ou diesel liberta dióxido de carbono para a atmosfera, contribuindo significativamente para as mudanças climáticas. Em contraste, os EVs produzem emissões zero de gases, durante a condução.
No entanto, é importante considerar também as emissões indiretas. A fabricação de um EV, especialmente a produção da bateria de lítio, é um processo intensivo em termos de emissões de GEE. Assim, quando saem da linha de produção, os EVs já têm um "défice de carbono" em relação aos carros a combustão.
A principal fonte de energia utilizada para carregar as baterias dos EVs também desempenha um papel crucial. Se a eletricidade vem de fontes renováveis, como eólica ou solar, as emissões indiretas são consideravelmente reduzidas. Contudo, em regiões onde a energia provém de fontes fósseis, como carvão ou gás, a pegada de carbono dos EVs pode ser comparável à dos carros a combustão.
Em termos de ciclo de vida, um estudo da Universidade de Cambridge de 2020 constatou que, na média global, os EVs são menos poluentes. Eles estimaram que, mesmo quando carregados com a mais poluente fonte de eletricidade (carvão), os EVs ainda emitem menos GEE ao longo de sua vida útil do que um carro a combustão similar.
Adicionalmente, é fundamental lembrar que as tecnologias de baterias estão em constante evolução. Novos métodos de produção mais eficientes e o desenvolvimento de baterias de estado sólido, que são menos poluentes, podem diminuir significativamente as emissões indiretas dos EVs no futuro.
Em resumo, enquanto os EVs têm emissões iniciais mais altas devido à produção de baterias e à fonte de eletricidade utilizada, têm o potencial de serem significativamente menos poluentes do que os carros a combustível fóssil ao longo do seu ciclo de vida. No entanto, é crucial que continuemos a mudar para fontes de energia renovável e a aprimorar as tecnologias de baterias para maximizar os benefícios ambientais dos EVs.
Queres ver o que é possível fazer com o EV? Clica no vídeo abaixo: