Dos vários medos que existem, destacamos o medo de perder a fiabilidade, medo da suspensão não ser capaz, medo dos travões não serem suficientes para a potência adicional e o medo de perder a estabilidade do veículo.
Comecemos então pelo fator fiabilidade. Em primeiro lugar, temos (a PKE Automotive, por exemplo) de saber qual o grau de dimensionamento extra que os construtores deixam em cada motorização. Além do grau de sobredimensionamento dos componentes mecânicos, é muito comum, nos dias que correm, os construtores lançarem versões com menos potência, recorrendo apenas a um software específico. Isto é feito de propósito para conseguirem oferecer uma motorização com menos potência, sem terem de dimensionar outro motor nem modificar uma linha de produção inteira. Por este fator, temos aqui uma margem a mais que podemos aproveitar e que os construtores deixam, propositadamente, para poderem responder a alguma solicitação do mercado.
Após sabermos a margem de cada motorização, é sempre útil entender da dinâmica da câmara de combustão, quer seja um motor a gasolina ou a diesel, e de todos os eventos que por lá se passam. Em extensão à câmera de combustão, deverá existir, por parte da entidade que desenvolve o software de Reprogramação de Centralina, um conhecimento profundo do funcionamento de cada um dos componentes do motor-transmissão, para se definir o teto máximo de desempenho ao longo de toda a faixa de rotação do motor.
Tendo em conta que, cada um de nós, condutores do dia-a-dia, passam 99% do tempo com o acelerador em cargas intermédias, uma boa ligação entre a agradabilidade de condução, as necessidades do dia-a-dia e o interface eletrónico-motor, é crucial para se ter prazer em conduzir o veículo todos os dias.
Ao mesmo tempo, e tendo em conta o que se falou no parágrafo anterior, existe uma capacidade para reduzir o consumo médio de combustível, se o mapeamento 3D for feito de forma rigorosa e com conhecimento das causas comportamentais que todos temos quando nos sentamos ao volante de um automóvel. Reduções típicas de 10%, sem alterar o comportamento ao volante, são já uma excelente mais-valia, sendo que se pode elevar a poupanças equivalentes de até 40 cêntimos por litro, se forem adoptadas novas medidas comportamentais em conjunto com uma Reprogramação de Centralina que tenha em conta a bolsa de quem a adquiriu.
Para terminar o capítulo do medo de perder a fiabilidade ao fazer uma Reprogramação de Centralina, convém frisar que cada carro é um carro e que cada cliente tem de ser tratado como um único. Desta forma, sem testar em Banco de Potência e depois ter a capacidade de fazer os micro-ajustes necessários para que as linhas, os parâmetros e a performance fiquem perfeitos, é quase como jogar um jogo de sorte (ou azar). Por isso, quando escolher o seu instalador da Reprogramação de Centralina, certifique-se que o seu carro é conscienciosamente submetido a um Teste de Potência com aquisição de dados e que o software é minuciosamente costumizado ao seu veículo.
Quanto aos fatores de dimensionamento da suspensão, travões e estabilidade da viatura, esta é uma questão que também preocupa quem se vê com a oportunidade em aproveitar o potencial que a motorização da viatura tem para oferecer. De fábrica, os automóveis vêm naturalmente sobredimensionadas para uma utilização prudente, em estrada. Se estivermos a falar de uma utilização com uma componente de pista importante, é obvio que nem de fábrica os construtores ousam pensar que um condutor do dia a dia irá submeter o seu veículo a um ambiente de competição. A razão é o controlo de custos versus o benefício que um utilizador típico daquele veículo vai usufruir. Por exemplo, para as pastilhas de travão poderem funcionar bem a temperaturas do dia-a-dia, é praticamente impossível não se “fundirem” com os discos numa utilização típica de autódromo. O mesmo conceito se pode aplicar à suspensão e estabilidade do veículo.
Em resumo, se não tinha problemas de travões até agora, não será depois de fazer uma Reprogramação de Centralina que o vai ter. Também certo que, em pista, muitos dos sistemas de segurança originais são “curtos”, mas que o sobredimensionamento que existe de fábrica garantem-lhe zero problemas, a este nível, aquando de uma condução conscienciosa em estrada.
Para terminar e em jeito de conclusão, para quem está preocupado com o fator Inspeção e Emissões, mais uma vez, para uma Reprogramação de Centralina premium, pode sempre contar com taxas de 100% de aprovação nas inspeções e com níveis de Emissões sempre em linha com os originais.
Do que estás à espera para saber como é que o teu carro pode ficar?