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O que faz a centralina numa mota?

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O que faz a centralina numa mota?

As centralinas vieram revolucionar a forma como as motas são projetadas, fabricadas e por fim, operadas.
Nos dias actuais, a centralina desempenha um papel tão vital nas motas como desempenha à imensos anos nos automóveis.
Neste artigo, exploraremos esse mesmo papel.

Como é sabido por quem nos segue, as centralinas permitem otimizar o desempenho do motor em tempo real, controlando e ajustando vários parâmetros do mesmo, garantindo que funciona suavemente, eficientemente e em segurança. Outra vantagem significativa das centralinas é a capacidade de adaptar o funcionamento do motor a diferentes condições de operação; isto é, permite que a mota tenha um desempenho ideal independentemente do clima, altitude, humidade do ar, entre outros fatores ambientais externos.

Na actualidade as centralinas também desempenham um papel crítico na segurança dos motards. Ao monitorizar os vários sistemas eletrónicos, a centralina pode detectar e corrigir problemas potenciais antes que eles causem acidentes. Mas o que faz a centralina na mota, ao certo?

  1. Injeção de combustível: A centralina é responsável por controlar o sistema de injeção de combustível da mota. Medindo a entrada de ar, temperatura do motor e outras variáveis, a centralina pode ajustar a quantidade de combustível injetado no motor para otimizar o desempenho e a eficiência do mesmo.
  2. Sincronismo de Ignição: A centralina controla o sincronismo do sistema de ignição, garantindo que a vela de ignição dispara somente no momento certo. Isto é fundamental para o desempenho do motor e ajuda a evitar falhas ou detonações do motor.
  3. Resposta do Acelerador: A centralina controla também a resposta do acelerador, garantindo que a mota responda suave e previsivelmente aos inputs do acelerador.
  4. ABS: A centralina também é responsável por controlar o sistema ABS em motas modernas. Sistema este que evita o bloqueio das rodas durante travagens bruscas, reduzindo o risco de acidentes.
  5. TCS: O TCS (Sistema de Controlo de Tração) é um sistema que usa sensores para detectar e controlar a derrapagem das rodas da mota. A centralina controla este sistema, ajustando a saída de potência do motor para manter a tração constante, mesmo em superfícies escorregadias.

Claro que a centralina quando é desenvolvida e programada pelas marcas é feita para que todos os modelos fabricados possam ter o mesmo funcionamente em qualquer parte do mundo tendo em conta as temperaturas mais baixas e mais altas em todas as regiões do globo. É aqui que a PKE entra e permite tirar o máximo proveito da centralina da tua mota. Ao ajustar a centralina à tua forma de conduzir e aos factores externos (temperatura, humidade, altitude na nossa região do mundo) poderás tirar maior proveito do motor da tua mota usando esta larga margem que as marcas providenciam. No entanto, todas as nossas reprogramações nunca ultrapassam os limites dessa mesma margem para que a tua mota (ou mesmo carro) possa manter toda a fiabilidade original.

Queres sentir isto na pele? Visita o nosso site aqui e agenda já a reprogramação para a tua mota!

 

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