Prepara-te para os melhores 40 segundos da tua vida.
Ou se quiseres ser mais rigoroso, 39.08 segundos.
Foi nesses 39.08 que Max Chilton levou o seu McMurtry Speirling elétrico até ao topo da colina no Goodwood Festival of Speed neste passado fim-de-semana.
Antigo piloto de F1 e IndyCar, Chilton conduziu o "fancar" Speirling da empresa start-up britânica neste passado Domingo quebrando o antigo record de 39.9 imposto em 2019 pelo Volkswagen ID.R.
Foi meramente 0.82 segundos de diferença mas foi o suficiente para mudar o futuro da empresa de Sir David McMurtry, antigo engenheiro por detrás dos motores supersónicos Rolls-Royce Olympus instalados no famoso Concorde.
E como foi possível?
Para além da brilhante condução de Max Chilton, o Speirling é algo de fantástico por si só.
Com o seu reduzido tamanho (o cock-pit é literalmente em cima das baterias) e o seu peso reduzido, o Speirling tem uma relação de 1000cv. por tonelada. A questão é que o seu peso total não chega sequer aos 1000kgs. Isto com o facto de ser um "fancar" tornam este protótipo numa "nave espacial terrestre".
O grande alarido (para além do record quebrado) é que o McMurtry Speirling é um "fancar" que para além de ter um excelente rátio potência/peso tem duas ventoinhas (daí ser um "fancar") que geram 2 toneladas de downforce permitindo o automóvel manter velocidades elevadissimas em qualquer situação ou angulo de curva.
Assiste abaixo ao vídeo do McMurtry Speirling a quebrar o record.
E prometemos-te que o vídeo não está em fast-forward: