Na década de 80, o termo "turbo" tornou-se sinónimo de alta performance e tecnologia de ponta na indústria automóvel.
Com a popularização dos motores turbo, a própria palavra “turbo” passou a ter um enorme impacto na cultura automóvel da época e por conseguinte na pop culture em geral. Os carros equipados com motores turbo passaram a ser vistos como máquinas capazes de entregar potências surpreendentes e altas velocidades. Isso levou muitos fabricantes a adotar o nome "turbo" nos seus modelos mais desportivos e sofisticados.
Além disso, o termo "turbo" tornou-se parte da linguagem comum dos entusiastas de automóveis e assim o é até aos dias de hoje. Carros como o icónico BMW 2002 Turbo com o nome espelhado no para-choques frontal de forma a avisar condutores mais lentos para se desviarem da frente sempre que olhassem pelo retrovisor e vissem perfeitamente as letras “2002 turbo”. O sempre lindo (e perigoso) 911 Turbo, o campeão Renault 5 Turbo, o pequeno Fiat Uno Turbo i.e ou mesmo o Lotus Turbo Esprit. Turbo era sinal de potência, rapidez e até mesmo um certo “cool factor”.
Os primeiros carros equipados com motores turbo foram introduzidos na década de 60, mas foi só na década de 80 que os motores turbo se tornaram mais comuns e acessíveis. O nome "turbo" acabou por se tornar tão popular que muitos fabricantes começaram a adotá-lo nos seus modelos de entrada mais convencionais.
Essa situação levou a uma confusão entre os consumidores, que muitas vezes associavam o nome "turbo" a desempenho impressionante, mesmo em modelos menos potentes.
Embora os motores turbo tenham perdido um pouco da sua mística inicial ao tornar-se uma parte convencional das motorizações contemporâneas, o nome ainda hoje é sinónimo de potência e desempenho impressionantes. O nome "turbo" teve uma relevância tão enorme nos carros dos anos 80 vindo a marcar uma era de avanços tecnológicos e altas performances que ainda hoje, este nome é sinónimo de máquinas poderosas, emocionantes e de muito estilo.
Um nome que atravessou barreiras e entrou no domínio da pop culture mundial.