212 801 801   pke@pke.pt
  • Quem Somos
  • Portfólio
    O que fizemos O que dizem de nós
  • Universo PKE
  • Contactos
Loja EN

1933 - Felcom

  1. Home
  2. História do Automobilismo Nacional
  3. 1933 - Felcom
1933 - Felcom

Aos olhos de muitos de nós, portugueses, a nossa industria automóvel é resumida a uma, talvez duas marcas de pequeno ou médio sucesso. A realidade é que a nossa industria é quase tão antiga quanto o automóvel em si.
Hoje, iremos abordar a criação do Felcom, o primeiro carro de corrida português.

 

 

Segundo… Mas primeiro.

Em 1933 é criado o segundo carro de fabrico nacional, o primeiro concebido exclusivamente para competições.
No inicio da década, Eduardo Ferreirinha, um já famoso piloto, decidiu modificar um Ford Modelo A para as grandes competições nacionais. 




O Ford Modelo A de Eduardo Ferreirinha.

O Ford correu durante 3 anos até ao ponto de já não ser competitivo face aos rivais de tecnologia mais recente levando Eduardo a vende-lo em conjunto com todos os seus componentes e um Turcat-Méry que o próprio tinha corrido nos anos 20.
Eduardo Carvalho, um também famoso piloto nos circuitos nacionais comprou todo o conjunto e é aqui que começa a verdadeira história do Felcom.
Eduardo decide juntar a uma leve e aerodinâmica carroçaria desenhada por si, o chassis do Turcat-Méry assim como o motor e caixa do Ford Modelo A.
Ainda em 1933 viria a surgir na lista de concorrentes do Circuito da Boavista, entre Ford’s e Bugatti’s, o Felcom. 



   
Perante a noção de um nome desconhecido cria-se burburinho e antecipação entre a multidão de espectadores que esperavam pelo inicio da prova. E para espanto de todos, o Felcom nunca chegou a correr. Um problema mecânico levou Eduardo Carvalho a encostar à box após apenas uma volta e só passado 30 minutos voltou ao circuito. Mas o Felcom nunca viria a classificar-se. 
E como se de um sinal divino se tratasse, o Felcom nunca chegou a terminar qualquer prova onde correu, levando Eduardo a desistir da sua criação e a concentrar-se noutros projectos igualmente desenhados para as pistas.

Apesar deste efémero fim às suas provas de competição, o Felcom ainda existe nos dias que correm, estando nas mãos de privados e comparecendo por vezes em exposições do Museu do Caramulo.

Veja com mais detalhe as imagens do Felcom na seguinte galeria:

1933 - Felcom
1933 - Felcom
1933 - Felcom
1933 - Felcom

Fontes:
O Automóvel: Design Made in Portugal

Relacionado

1914 - ATA
Automotive
1914 - ATA
1950 - DM
Automotive
1950 - DM
1977 - UMM
Automotive
1977 - UMM
1952 - AGB e IPA
Automotive
1952 - AGB e IPA
PKE Performance Solutions
PKE FAP OFF
PKE Automotive
PKE TurboMinuto
PKE FastService
PKE Performance Solutions
PKE Automotive
PKE FAP OFF
PKE TurboMinuto
PKE FastService

As marcas do grupo PKE Automotive

© 2025. PKE - Performance Key Engineering Lda 2025. Todos os direitos reservados.

Quer saber mais sobre sobre nós?

  • Contactos
  • Notícias
  • Newsletter
  • Livro de Reclamações

Politica de utilização de dados

Bright
Newsletter 212 801 801
Subscrição Newsletter
Campo obrigatório
Campo obrigatório