212 801 801   pke@pke.pt
  • Quem Somos
  • Portfólio
    O que fizemos O que dizem de nós
  • Universo PKE
  • Contactos
Loja EN

1950 - DM

  1. Home
  2. História do Automobilismo Nacional
  3. 1950 - DM
1950 - DM

Aos olhos de muitos de nós, portugueses, a nossa industria automóvel é resumida a uma, talvez duas marcas de pequeno ou médio sucesso. A realidade é que a nossa industria é quase tão antiga quanto o automóvel em si. Hoje, iremos abordar a criação da DM.

A marca portuguesa...     ...de um espanhol.

Durante este Renascimento do Automobilismo que Portugal viveu na década de 50, uma das várias marcas que surgiram e causaram impacto foi a DM. Ideia de uma catalão que se mudara para o Porto na década de 20, a DM foi criada graças à ideia “de fazer um carro de grand sport que pudesse entrar em provas para discutir os melhores lugares e que não ficasse por um preço incompatível” segundo o próprio disse numa entrevista da época.
É exactamente a ideia de um preço baixo que está no cerne da criação da DM.

Após o I Circuito do Porto disputado a 18 de Junho de 1950, Dionisio Mateu tenta comprar um Cisitalia 204 A que terá sido já modificado por Carlo Abarth mas desiste devido ao seu preço elevado. Então, Dionisio Mateu decide desenhar e construir o seu próprio veículo por um valor muito mais baixo que o pedido pelo Cisitalia. Assim, pegando no motor Simca/Fiat de 1100cc e criando uma carroçaria “charuto” inspirada nos veículos italianos da época tal como a FAP, é criado o DM Dima.

Desenho técnico e evolução das carrocerias DM.

Após terminada a construção de dois DM, a marca decide entrar no prestes-a-começar campeonato de montanha (rampa) levando uma dupla vitória na sua prova de estreia. Ainda neste ano, dois acontecimentos viriam a cimentar a presença da DM na história do automobilismo nacional:

O primeiro, foi a ideia de Dionisio Mateus em vender kits de transformação Dima para automóveis do dia-a-dia assim abrindo uma nova forma de receitas financeiras à marca assim como espalhar o nome da mesma entre a população.

A segunda é a vitória de um Dima no Circuito da Boavista, levando também a marca a ser mais falada entre os adeptos do automobilismo.

Com a passagem do tempo e o aumento das vitórias em diversas provas, os Dima viriam a receber várias alterações na carroçaria semelhantes (e na mesma ordem) aos dos FAP. Novos guarda-lamas mais aerodinâmicos em carroçarias inteiriças que passaram a cobrir as rodas assim como novas grelhas são algumas das alterações que levariam a marca a ser mais rápida e competitivas levando por sua vez a mais vitórias. Seria em 1952 que a Dima viria a mudar o seu nome para DM a pedido da marca Panhard por semelhanças no nome ao seu modelo “Dyna”. Daí em diante, todos os veículos viriam a ser marcados apenas pelas iniciais do criador, DM.

A evolução da carroeceria barchetta para coupe.

Em 1953, após a criação de um barchetta DM (tal como a FAP viria a fazer com o FAP 53), e um coupe fechado DM, ambos construídos sobre uma plataforma que podia ser facilmente produzida em massa, a decisão de entrar na venda ao público nunca viria a ser acordada entre os dois sócios donos da marca. Esta indecisão durante este período de rápida evolução levou mesmo ao fechar das portas para a marca.

Relacionado

1914 - ATA
Automotive
1914 - ATA
1976 - Portaro
Automotive
1976 - Portaro
1952 - AGB e IPA
Automotive
1952 - AGB e IPA
1933 - Felcom
Automotive
1933 - Felcom
PKE Performance Solutions
PKE FAP OFF
PKE Automotive
PKE TurboMinuto
PKE FastService
PKE Performance Solutions
PKE Automotive
PKE FAP OFF
PKE TurboMinuto
PKE FastService

As marcas do grupo PKE Automotive

© 2025. PKE - Performance Key Engineering Lda 2025. Todos os direitos reservados.

Quer saber mais sobre sobre nós?

  • Contactos
  • Notícias
  • Newsletter
  • Livro de Reclamações

Politica de utilização de dados

Bright
Newsletter 212 801 801
Subscrição Newsletter
Campo obrigatório
Campo obrigatório