Aos olhos de muitos de nós, portugueses, a nossa industria automóvel é resumida a uma, talvez duas marcas de pequeno ou médio sucesso. A realidade é que a nossa industria é quase tão antiga quanto o automóvel em si. Durante as próximas
semanas iremos dar-lhe uma vista privilegiada de toda a história do automóvel português.
1914 é o ano do surgimento do primeiro automóvel português mas a verdade é que há registo de tentativas anteriores tão cedo quanto 1899, menos de 20 anos depois desde a criação do primeiro automóvel da história.
Em 1903, os irmãos Dias Teixeira, já experientes na venda de bicicletas, tornam-se representantes nacionais da Fiat. Durante este período do surgimento do automóvel no nosso país (e em geral no mundo), os irmãos começam a idealizar sob o nome ATA (Ateliers Teixeira Automobiles) o que seria um automóvel criado à medida do cliente português. Um automóvel de baixo custo e criado para a necessidade do povo nacional.
Sendo ainda uma tecnologia recente, especialmente no nosso território, a falta de mão de obra qualificada, matéria-prima e infraestrutura levou os irmãos a mudarem-se para a Bélgica em 1912.
É aí em 1914 que surge finalmente o primeiro modelo da ATA, o Tipo B 16HP, capaz de atingir 70km/h com um consumo de 16 litros aos 100km. Confiantes no seu sucesso, os irmãos Dias Teixeira decidem apresentar o protótipo no primeiro salão automóvel de Portugal, no Porto. E nesse mesmo evento, recebem as primeiras 25 encomendas.
Apenas 3 dessas encomendas viriam a ser cumpridas pelo duo português pois nesse mesmo ano começou a Primeira Guerra Mundial e a ATA acabou por ser vendida a um parceiro. Parceiro esse que viria a usar as instalações para fundar a marca Imperia de nacionalidade holandesa.
Infelizmente nenhum dos 3 modelos produzidos nem o protótipo aguentaram até aos dias de hoje, deixando apenas o legado da ATA em documentação da marca e uma foto tirada no I Salão Automóvel de Portugal.
Veja embaixo na galeria a imagem do ATA com mais detalhe:
Fontes:
Diário de Notícias
O Automóvel: Design Made in Portugal