Com um crescimento de 15,7% (16,2% no mercado de Passageiros e 13% nos Comerciais Ligeiros) o mercado automóvel Português registou, em 2016, uma dinâmica superior àquela que a generalidade das marcas previa no início do ano. As 242.220 unidades vendidas (207.350 automóveis de passageiros e 34.870 comerciais ligeiros) colocam o mercado de 2016 ao nível dos valores antes da crise que se abateu no mercado dos carros.
Para este ano as perspectivas também são animadoras, acreditando-se que o mercado poderá manter o nº total de viaturas comercializadas ou crescer ligeiramente.
Feitas as contas, pelo quarto ano consecutivo o Renault Clio foi o modelo mais vendido no nosso país, secundado pelo Peugeot 208. Em termos de marcas, a Renault continua a ter motivos para sorrir uma vez que é líder no mercado de veículos de passageiros, com 12,5% de quota de mercado, que corresponde ao melhor resultado da última década.
Note que estes são dados da ACAP, referentes ao período de janeiro a novembro do ano passado.
No período referido, o Renault Clio tinha vendido já 10354 unidades, mostrando um aumento relativamente ao ano passado. É graças a meninos destes que a Renault teve grande parte do mercado nacional, sendo que o Clio representa 5,44% do mercado. A escolha dos portugueses poderá dever-se ao consumo, em média, de apenas 5,2 litros por cada 100 km (na última geração). A nível nacional, o modelo mais vendido foi o Renault Clio 0.9L Limited TCe 5P de 90CV.
O Peugeot 208 ficou em 2º lugar em 2016, com 6335 unidades vendidas registadas no período de janeiro a novembro. Uma escolha económica dos portugueses, pois este é um modelo acessível de boa qualidade.
O Renault Mégane subiu de 8º lugar em 2015, para o 3º em 2016, tendo sido vendidas 5817 unidades no período referido. Esta é uma das maiores surpresas entre os carros mais vendidos em Portugal face ao ano passado.
Com 5363 unidades vendidas, o Volkswagen Golf ficou aquém do pódio entre os carros mais vendidos em Portugal no ano passado. O Golf foi o carro mais vendido na Europa, mas não conquistou os portugueses do mesmo modo que conquistou o resto da Europa.
O Renault Captur demonstra o quão popular a marca francesa foi este ano em território nacional. Foram vendidos 5242 Captur de janeiro a novembro do ano passado, o que deixa o modelo perto do mais popular da Europa.
O segundo modelo da Volkswagen na lista é o Polo. Foram vendidas 5168 unidades deste modelo, que é bastante parecido ao Golf, com a diferença de ser mais barato.
O SEAT Ibiza foi o único representante da SEAT no top 10 dos mais vendidos, com 4604 unidades vendidas registadas. É o único representante, mas já o tem sido nos últimos anos.
Do Peugeot 308 foram vendidas 4582 unidades o que foi o suficiente para o ajudar a manter-se no top 10, ainda que por uma margem relativamente pequena face aos outros modelos.
O Mercedes-Benz Classe A foi o único modelo da marca alemã a chegar ao top 10 dos carros mais vendidos em Portugal, tendo vendido 4544 unidades. Curiosamente, o seu modelo 180 CDi 4P 109CV representou 3087 dessas vendas ficando em segundo lugar a nível nacional, atrás do modelo do Clio.
Em último lugar, mas ainda no top de vendas nacional, a Nissan conseguiu aguentar o Qashqai na lista com 4530 unidades vendidas entre janeiro e novembro. Atrás dele, vinha o Opel Corsa com 4346 unidades, seguido do Astra com 4025. Foi renhido.
OS 10 CARROS MAIS VENDIDOS EM TERRITÓRIO NACIONAL EM 2015
Note que os dados se referem até ao final do terceiro trimestre, visto não ter sido ainda divulgada informação do quarto trimestre no momento da redacção do artigo.
1. Renault Clio
2. Volkswagen Golf
3. Volkswagen Polo
4. Peugeot 208
5. Nissan Qashqai
6. Renault Captur
7. Opel Corsa
8. Renault Mégane
9. Peugeot 308
10. Seat Ibiza
TOP 10 DOS MAIS VENDIDOS EM 2014
1. Renault Clio – 7702 unidades
2. Volkswagen Golf – 5621 unidades
3. Peugeot 208 – 5333 unidades
4. Volkswagen Polo – 4837 unidades
5. Renault Mégane – 4427 unidades
6. Nissan Qashqai – 3821 unidades
7. Opel Corsa – 3718 unidades
8. Seat Ibiza – 3477 unidades
9. BMW Serie 1 – 3458 unidades
10. BMW Serie 3 – 3127 unidades
Olhando para o top dos carros mais vendidos em Portugal em 2014 constatamos que os franceses da Renault levaram a taça das vendas nos automóveis com o seu Renault Clio. Foram vendidas 7702 unidades desta quarta geração.
Podemos também confirmar que a grande maioria pertence a segmentos mais baixos. Apenas um carro considerado premium consta da lista, mesmo que em último lugar, ou considerando pela positiva é o primeiro desta categoria que faz as delícias dos executivos, batendo os seus rivais Mercedes Classe C e o Audi A4.
Nos cinco primeiros lugares deste top, três foram ocupados por marcas francesas, que várias vezes estão associadas à falta de qualidade, mas esse paradigma tem-se alterado. Hoje em dia vemos veículos de marcas alemãs equipados com motores de marcas francesas. De facto a qualidade de construção das marcas gaulesas tem tido grandes melhorias e o design tem melhorado bastante.
Em questão de gostos a discussão é interminável, mas esta quarta geração do Renault Clio é dos veículos mais atrativos dentro do seu segmento.
Nesta lista dos carros mais vendidos em 2014 as marcas alemãs estavam em maioria, ocupando cinco posições na tabela, contudo, e apesar de os franceses ocuparem apenas três lugares da classificação, os lugares cimeiros foram populados pela Renault e Peugeot.
Nas batalhas das marcas, contabilizando todos os modelos comercializados em Portugal foi também a França que chegou em primeiro lugar.
A Renault liderou o pódio durante 17 anos consecutivos, a Volkswagen ocupou o segundo lugar em 2014 com a Peugeot a fechar o pódio.
Da próxima vez que olhar para um parque de estacionamento não se admire se pensar que está em Paris, com a Torre Eiffel ali ao lado. Os portugueses têm-se apaixonado cada vez mais pelo glamour dos automóveis franceses.
Fonte: Razãoautomovel.pt, e-konomista.pt e ACAP